Sorvete

Com a chegada da estação quente, logo teremos em profusão a oferta de sorvetes, de cores variadas, e sabores os mais diversos. Parece que o sorvete é algo recente, dependente das máquinas de refrigeração, não é?

O fato é que o sorvete já era conhecido pelos egípcios, gregos, e especialmente pelo chineses. Dependente do gelo das montanhas, e da conservação deste em locais frios, como porões ou buracos escavados no solo, era um produto difícil de ser elaborado, e portanto de consumo restrito.
 

Acredita-se que Marco Polo possa ter tido alguma influência na difusão do sorvete na Itália. Passando de uma corte real para outra, foi se disseminando pela Europa, mais tarde surgindo as primeiras sorveterias, e a produção em grande escala, com a chegada dos equipamentos de refrigeração.
 

O picolé tornou-se uma forma prática de consumir o produto, sendo hoje tão comum quanto o sorvete. Um diferencial importante entre o sorvete moderno e o de antigamente é a utilização do leite como ingrediente, dando mais cremosidade e mais riqueza nutricional. Assim, além de refrescante, passou a ser um alimento.