Gastronomia: ciência e arte

A gastronomia é o conhecimento teórico e prático acerca de tudo que diz respeito à arte culinária, as refeições apuradas, aos prazeres da mesa (Aurélio).
Os primeiros livros sobre o tema datam da Antiguidade grega e romana, e se relaciona com os produtos, preparações, mas também às pessoas e à cultura envolvida, no processo de alimentação.

Recentemente tem havido um processo de glamurização das técnicas e práticas de cozinha, perdendo um certo caráter eventualmente depreciativo, exemplificado na expressão 'ter um pé na cozinha'... O processo de profissionalização, e a obtenção de um status diferenciado para quem atua na área é uma constante, atualmente.
 

No dizer de Atala (2009), “os cozinheiros desta década são as modelos dos anos 90 e os publicitários dos anos 80. Há dez anos, todas as meninas gostariam de serem modelos e sonhavam ganhar cachês milionários, como as top-model”. Ele crê ainda que, ainda, a ascensão da profissão de chefe pode ser degenerada pelo glamour e pelo exagero da profissão, que passou a existir como “mainstream”, algo que tende a ser popular em demasia, para ser o padrão ideado, e portanto massificado. “As pessoas estão encantadas e acham tudo maravilhoso. Pensam que ser chefe é chegar à cozinha e colocar salsa em cima do prato”, diz ele.

Para ser um bom chef, não se pode esquecer de buscar um conhecimento extenso não apenas sobre ingredientes e preparações, mas também sobre relações sociais e humanas, práticas de higiene, e qualidade do serviço. Se for o dono do restaurante, também de técnicas de administração e de marketing, além da legislação pertinente. Ou seja, é só no dicionário que o lucro, o prazer e o status vem antes de trabalho, muito trabalho...